Carregando, aguarde...

estamos carregando todo o site... isso não irá demorar.

20 de julho de 2017 em Blog de Educação Infantil
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Faz parte do dia a dia da criança realizar as tarefas escolares e estudar em casa. Para que isso aconteça, saiba como ela deve ser estimulada em cada faixa etária


Mãe auxiliando filha a estudar

A família desempenha papel fundamental nesse sentido, esclarecendo qual é a importância de estudar, despertando o interesse das crianças nas atividades educativas e tornando o estudo compatível com as metas de cada uma delas.

Além disso, é importante não cobrar resultados, mas sim desempenho desde o início do ano letivo. Um dos principais obstáculos que os pais encontram para implantar estratégias comportamentais de hábitos de estudo, em qualquer faixa etária, é a Internet.

Desde que a criança inicia a fase escolar e precisa estudar e realizar tarefas, é preciso criar regras que, com o tempo, vão se tornar hábitos de estudo. Veja algumas ações importantes a seguir para estimular o aprendizado infantil:

  • Incentivar as crianças a ler e desenhar;

  • Estabelecer um horário de estudo de acordo com o ritmo de cada criança;

  • Determinar um local adequado para o estudo;

  • Auxiliar somente quando for necessário, no entanto a criança deve sentir a presença dos pais ou responsáveis por perto;

  • Não fazer trocas, pois as tarefas e o estudo devem fazer parte da vida cotidiana;

  • Promover estímulos no dia a dia da criança, especialmente os que estejam relacionados ao aprendizado escolar. Desse modo, é possível perceber que a vivência é a melhor forma de aprendizagem para os pequenos.


 

Atividades Educativas para as crianças


Conforme as crianças crescem, é possível substituir os desenhos por jogos, palavras cruzadas, caça-palavras, jogos e atividades educativas online,  etc. À medida que elas adquirem mais autonomia, deve-se estipular horários para realizar essas atividades.

Mais tarde, as palavras cruzadas podem ser substituídas por algum exercício simples e, então, podem ser introduzidos conteúdos mais difíceis e tarefas que devem ser entregues em menos tempo. Não devem deixar para o final de semana, já que sempre haverá alguma desculpa para não fazer os deveres.

Já quando estão no Ensino Fundamental II, as crianças devem estar atentas à explicação da sala de aula, fazer os exercícios em casa com mais autonomia, corrigir em sala de aula, fazer um roteiro para estudo e repassar os exercícios de tempos em tempos até o dia da avaliação.

Mãe estimula aprendizado infantil
É claro que haverá auxílio nessas tarefas caso seja extremamente necessário, mas deve haver autonomia na sua realização e tais hábitos já devem fazer parte do cotidiano das crianças.

Quando escolhemos ter filhos, devemos ter claro que queremos o melhor para eles e que nada conseguimos sem esforço e dedicação.

 

(Leila Castro Corazza)
20 de julho de 2017
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin